Gonçalo Galvão Teles esteve na nossa escola para nos ensinar a fazer um filme de animação. Ele é argumentista e produtor e dá aulas numa universidade.
Um dos filmes em que trabalhou como argumentista com uns amigos e que nos mostrou foi “A Suspeita”. O filme de animação “A Suspeita” foi criado em 1994 e estreou em 2000.
Gonçalo e seus amigos pensaram este filme numa viagem de comboio. Eles queriam fazer uma historia simples mas divertida. Cada um deles ocupou-se de observar tudo o que se passava à sua volta para que a história se aproximasse da realidade.
Nesta história, tudo começa com um senhor chamado Salcedas. Estava a andar de comboio enquanto lia o jornal. Uma senhora gorda chamada Esmeralda entrou e até partiu o banco! Logo de seguida, entrou uma mulher muito chique chamada Becas que se sentou ao lado da Esmeralda. Por fim entrou outro homem com uma cara de suspeito chamado Jonas. O Gonçalo contou-nos que as personagens se pareciam com ele e com os restantes amigos.
Pouco depois, o Salcedas leu no jornal uma notícia sobre o assassino dos comboios. Estava lá a fotografia da suspeita mas... Faltava aquela parte do jornal...
Se querem saber como se desenvolve e termina a história consultem:
http://pro-passa-palavra.blogspot.com/search/label/Anima%C3%A7%C3%A3o, o BLOG da Biblioteca onde o professor deixou a ligação para uma versão deste filme que encontrou no YouTUbe.
Gonçalo ensinou-nos também que em cada filme tem de haver: protagonistas, ponto de ataque, os conflitos, a resolução, o clímax...
Sabiam que para fazer três segundos de um filme de animação demora um dia?
Para o ouvir consultem o nosso Blog em http://jornaldop5poa.blogspot.com/2009/04/suspeita-como-construir-um-argumento.html
Camila e Inês M
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário